maio 22, 2007

Atividades da Semana 4/5 - recuperação

Recuperação das atividades em grupo da semana 4 e 5

Período: de 22/05/2007 à 29/05/2007.

Oi Pesso@l!

Esta é uma atividade de recuperação somente para os grupos 9, 10 e 11.

. :: Atividades em grupo

  • semana 5: proa17/13, 14, 15, 16; + proa17/17;
  • semana 6: proa18/19. (a ser postada na semana 6)

Início: dia 22/05

Cada grupo deverá estudar um determinado ambiente, ferramenta ou aplicativo. O resultado desta atividade será compartilhado com todos os colegas, ampliando assim a abrangência dos ambientes/aplicativos/ferramentas estudados nesta disciplina.

O trabalho final deve incluir (diretrizes):
Dados de identificação, nome completo dos participantes do grupo (que efetivamente participaram da construção do trabalho);
Introdução;
Desenvolvimento: descrição da ferramenta/ambiente/aplicativo, breve história, características, finalidades, possibilidades de uso; teoria que sustenta o uso da ferramenta/ambiente/aplicativo; tutorial; propostas de usos, exemplos, projetos;
Conclusões.

Para saber qual o seu grupo e o aplicativo/ferramenta/ambiente a ser estudado, siga o seguinte link abaixo. Verifique os grupos 9, 10, e 11 apenas.

http://docs.google.com/Doc?id=afns5phht7d_41d4ms8j

Na semana 5:
Para cada grupo as atividades são as seguintes:

1 - atividade proa17/13 >> Fazer contato com as colegas de grupo por meio dos comentários de seus blogs ou por email. Uma das participantes do grupo (ver tabela) deverá criar um blog colaborativo que abrigará o trabalho do grupo.

Todos as participantes do grupo deverão ser cadastradas como membros do blog e marcadas como admin (administradoras). Para cadastrar no blog: entre nas Definições (Configurações) do Blog, em Permissões, clique em Adicionar Autores, digite os endereços de email (separados por ,), clique em convite. Após os colegas aceitarem o convite, entre novamente em permissões e clique em convidado, ao lado de cada nome, para mudar para admin.

Usem este blog para tudo o que for referente às tarefas desta atividade (diário de bordo, coleta de material, propostas/construção de texto, postagem de idéias, avisos, contato), bem como, para a postagem do trabalho final. Divulguem o endereço deste blog colaborativo até o dia 24/05/2007, nos comentários desta postagem. A manutenção, postagem e construção do blog é responsabilidade de todas.

As postagens de atividade deverão trazer o seu número correspondente. (proa 17/13, proa 17/14, ...)

2 - atividade proa17/14 - Durante a semana 5, no blog colaborativo: usando o blog como suporte, pesquisem sobre o aplicativo/ambiente/ferramenta designado para o seu grupo. Estudem seu funcionamento, formas de uso, aplicações. Postem os resultados de suas pesquisas no blog. Façam sínteses, discutam. Usem o espaço dos comentários e o blog para discussão, críticas, sugestões e para ir construindo o trabalho.

3 - atividade proa17/15 - Ao final da semana 5 (até 29/05) postem um relatório geral do grupo sobre as atividades da semana no blog colaborativo.

4 - atividade proa17/16 - Ao final da semana 5 (até 29/05) postem um relatório geral individual sobre as atividades da semana no seu blog.

5 - Cadastrem-se no ambiente/aplicativo/ferramenta, se for o caso, e testem suas possibilidades. Se houver página de usuário, divulguem-nas no blog colaborativo.

6 - Procurem verificar que teorias da educação podem dar suporte ao uso pedagógico do aplicativo/ambiente/ferramenta.

7- Elaborem um tutorial que ensine a usar o aplicativo/ambiente/ferramenta. (como, por exemplo: os tutoriais desta disciplina que ensinam como usar o bloglines)

8- Proponham formas de uso do aplicatio/ambiente/ferramenta, pesquisem (proponham) exemplos e projetos.

9 - atividade proa17/17

Até o dia 01/06/2007 postem, no blog colaborativo, uma versão inicial do trabalho do grupo, trazendo tudo que já construíram até o momento. Esta versão deve seguir os itens e formato (diretrizes) previstos para a versão final, mesmo que alguns itens ainda estejam inacabados ou por construir.

Dados de identificação, nome completo dos participantes do grupo (que efetivamente estão participando da construção do trabalho);
Introdução;
Desenvolvimento: descrição da ferramenta/ambiente/aplicativo, breve história, características, finalidades, possibilidades de uso; teoria que sustenta o uso da ferramenta/ambiente/aplicativo; tutorial; propostas de usos, exemplos, projetos;
Conclusões.

(esta atividade em grupo continuará na semanas 6)

* as demais atividades individuais das semanas 4 e 5, permanecem normalmente. Esta recuperação é somente para as atividades em grupo das semanas 4 e 5, para os grupos 9, 10 e 11.


28 comentários:

veraselistergomes disse...

Oi prof.vou tentar recuperar as atividades não feitas.Como saber que é o organizador do grupo?
Abraços.Verag.

Suzana Gutierrez disse...

Vera

Desta vez não indicamos organizador. Envie um email a todas as colegas e candidate-se. Não espere muito tempo as respostas. Amanhã, as que entrarem em acordo decidem, uma cria o blog e já passam o endereço para todas.

E comecem a trabalhar. Quem ficar para trás, deve correr muito, porque esta já é uma segunda oportunidade.

abraço
Suzana

Suzana Gutierrez disse...

em tempo:

façam tudo isso sem esperar muito, mas sem stress também :)

Adriane Schmidt de Souza disse...

Enviei um email para as colegas e coloquei-me a disposição para criar o Blog. Todas com execção da Mara que falhou. E com o aval da Vera e da Prof. Iris já criei o Blog e enviei convites para todas. O endereço é:http://blogcolaborativog10proa17a.blogspot.com/

Suzana Gutierrez disse...

Oi Adriane,

Que bom!
Em relação a Mara, te sugiro um recado no blog dela. Qual a mensagem que retorna do email dela?

Podes tentar, também, por meio do eproinfo / webmail.

abraço!

Eloice disse...

Professora!
Sou do grupo 9. A Gelsi criou um blog mas não consigo postar nele.
Favor verificar para me ajudar.
Assim perco mais do meu precioso tempo. Estou preocupada em resolver essa questão, logo.
Obrigado,
Eloice.

Anônimo disse...

Somos do grupo 9.Criei o blog e fiz o convite para minhas colegas,estamos iniciando nossas pesquisas sobre thumbstacks em http://thumbstacks.blogspot.com

Anônimo disse...

Somos do grupo 9.Criei o blog e fiz o convite para minhas colegas,estamos iniciando nossas pesquisas sobre thumbstacks em http://thumbstacks.blogspot.com

Anônimo disse...

Eloice!
Basta você aceitar por email o convite e poderá fazer postagens no blog.

Suzana Gutierrez disse...

Gelsi

Libera os comentários do blog. Ele está configurado para somente membros comentarem. Entra nas configurações e libera para "qualquer um", conforme solicitamos a todos os blogs.

abraço!

Luciene disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luciene disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Oi prof.

Vai ser dificil não se stressar, ainda mais que estou apanhando bonito do blog

Suzana Gutierrez disse...

Luciene

Escreva para as colegas e tome a iniciativa. Assim, não ficarás a espera.

abraço!

Adriane Schmidt de Souza disse...

Prof. Ontem o email pra Mara deu como falha, mas já entrei no Blog dela e hj consegui mandar email também. Vamos aguardar! Por enquanto acho que está tudo indo bem. Passa lá no nosso blog e nos oriente quando achar necessário.

Eloice disse...

Somos do grupo 9 Thumstacks e nosso novo blog colaborativo foi criado conforme sugestão da Gelsi e está no seguinte endereço:
http://tmbeloice.blogspot.com/
Falta o aceite da colega Cleonice até o momento. Já reenviei o convite para ela.As demais colegas já estão com "admin"
Eloice.

Eloice disse...

Professora Susana,
a colega Cleonice do grupo 9 -Thumbstacks continua sem poder postar e eu não recebi o aceite dela para liberar com admin as postagens dela no nosso blog colaborativo: http://tmbeloice.blogspot.com/
Socorra-nos urgentemente. Já enviei e-mail solicitando seu auxílio. Não sei como ajudar a colega Cleonice que está desesperada para aceitar o convite ao blog.

Luciene disse...

Professora e colegas do GRUPO 11, o blog colaborativo do grupo está criado, o endereço é http://hagaques.blogspot.com, o convite acabei de fazê-lo e espero a resposta de todas. Tomara que dê tudo certinho. :o)
Abraços.

Suzana Gutierrez disse...

Olá Grupo 11

Quem é você? Ao que parece criastes um novo perfil no blogger. Isso não era necessário. Poderias usar o teu perfil mesmo e criar um novo blog. Para não teres de lidar com dois logins e senhas, envia um convite para ti mesma e aceita com o usuario e senha do teu blog da disciplina.
Cuida uma coisa: ao aceitar o convite, não deves estar logada no blogger, pois ele vai automaticamente usar o usuário logado e tu não poderás optar por quel usuário desejas.

abraço!

Iris disse...

Olá, Eloice

Continuas com o perfil não disponível. Isso dificulta entrarmos rapidamente em contato contigo, respondendo as questões aqui colocadas, diretamente no teu blog. Caso teu perfil estivesse liberado, poderíamos clicar teu nome em eloice disse..., chegar no teu blog e responder à questão colocada. As trocas ficam ainda mais ágeis se configuras teu blog para enviar avisos de postagem de comentários, por mail.
Vamos ao problema. Verifiquei que a Cleonice usa um email da seduc. Provavelmente, a mensagem-convite enviada via blogger está sendo bloqueada pelo servidor. Estes endereços, fornecidos pelos locais de trabalho, tem um forte esquema de segurança, que mais atrapalha do que ajuda. Muitas mensagens enviadas até mesmo pelo eproinfo, não chegam aos alunos, por isso.
A Cleonice deve criar outro endereço de mail (se ainda não tem) para que envies para lá a mensagem-convite, ok?
Abra@os, Iris

Eloice disse...

Professora Iris!
Preventivamente criei um link do blog da Cleonice para a barra lateral do nosso blog colaborativo.
Assim o grupo possui um canal de comunicação com a Cleonice.
Abraços,
Eloice.

Elô disse...

Olá Boa Noite!!

Favor GRUPO sobre História em Quadrinho.

Favor liberar para que as colegas possam realizar comentários no BLOG DO GRUPO, pois ele só permite comentários dos componentes do GRUPO.

LIBERA!!!! Vai libera !!

Um abraço. Eloisa

zilahcar disse...

Olá, Profª Su
Estive navegando pelo stripcreator e gostei muito. Só não consegui salvar e arquivar a HQ que eu produzi.Não entendi se emos que salvar em algum programa antes tipo adobefotshop ou se temos que configurar alguma ferramenta para criar uma pasta de arquivo para nossas HQs.Podes me ajudar?

Suzana Gutierrez disse...

Eloisa:

Eu até já enviei email ao grupo sobre isso, mas não houve retorno.

Zilah:

As HQ tem de ser salvas usando o recurso de capturar a tela e, depois, recortar a imagem. Pode ser usado qualquer programa de edição de imagens. Nas dicas e recursos, explicamos como fazer isso.

abraço!

Iris disse...

Olá, Zilah

Podes fazer o que a Su sugeriu ou deixar lá mesmo e colocar um link.
Uma historinha para vocês. :)
Abra@os, Iris

Iris disse...

Zilah, volto a lembrar: liberem os comentários para todos.
Seguimos sem poder postar comentários para o grupo. Só vocês, parte do grupo, estão autorizadas a comentar o próprio trabalho. Liberem para que todos possam contribuir direto no espaço de vocês.
Abra@os, Iris

blogdaotilia disse...

Oi, profs. Su e Iris. Somente hoje aceitei o convite do grupo de recuperação. Vou tentar iniciar as postagens, não sei se estou no caminho certo. Me dêem uma luz.
Maria Otilia - turma 2-RS

Suzana Gutierrez disse...

Olá Otília

Estás chegando MUITO atrasada e já perdeste a participação no relatório da semana e na versão incial do trabalho.

Se conseguir contribuir significativamente, existe a possibilidade de participar da construção da versão final, SE o seu grupo ainda não terminou esta tarefa e a postou.

abraço !

Colaboradores

Creative Commons License Exemplo de referência para usar conteúdo deste blog:

COSTA, Iris ; GUTIERREZ, Suzana ; SILVA, Mara. Oficina de Blogs na Educação do Curso de Especialização em Informática na Educação - turma A . Porto Alegre: UFRGS, 2007. Disponível em http://proa17ufrgs.blogspot.com. Acesso em 17 mai 2007.