maio 13, 2007

Atividades da Semana 4

Período: de 14/05/2007 à 21/05/2007.

Oi Pesso@l!

Chegou a hora de começar a voar um pouco sozinhas, construindo as próprias asas. Nesta semana, começaremos atividades que se estenderão por mais tempo que as das semanas anteriores.

. :: Atividades em grupo

  • semana 4: proa17/13, 14, 15, 16;
  • semana 5: proa17/17;
  • semana 6: proa17/18/19.

Início: dia 14/05

A turma será dividida em grupos e nestes grupos as atividades serão executadas. Cada grupo deverá estudar um determinado ambiente, ferramenta ou aplicativo. O resultado desta atividade será compartilhado com todos os colegas, ampliando assim a abrangência dos ambientes/aplicativos/ferramentas estudados nesta disciplina.

O trabalho final deve incluir (diretrizes):
Dados de identificação, nome completo dos participantes do grupo (que efetivamente participaram da construção do trabalho);
Introdução;
Desenvolvimento: descrição da ferramenta/ambiente/aplicativo, breve história, características, finalidades, possibilidades de uso; teoria que sustenta o uso da ferramenta/ambiente/aplicativo; tutorial; propostas de usos, exemplos, projetos;
Conclusões.

Para saber qual o seu grupo e o aplicativo/ferramenta/ambiente a ser estudado, siga o seguinte link:

http://docs.google.com/Doc?id=afns5phht7d_41d4ms8j

Na semana 4:
Para cada grupo as atividades são as seguintes:

1 - atividade proa17/13 >> Fazer contato com as colegas de grupo por meio dos comentários de seus blogs ou por email. A primeira participante listada no grupo (ver tabela) deverá criar um blog colaborativo que abrigará o trabalho do grupo.

Todos as participantes do grupo deverão ser cadastradas como membros do blog e marcadas como admin (administradoras). Para cadastrar no blog: entre nas Definições (Configurações) do Blog, em Permissões, clique em Adicionar Autores, digite os endereços de email (separados por ,), clique em convite. Após os colegas aceitarem o convite, entre novamente em permissões e clique em convidado, ao lado de cada nome, para mudar para admin.

Usem este blog para tudo o que for referente às tarefas desta atividade (diário de bordo, coleta de material, propostas/construção de texto, postagem de idéias, avisos, contato), bem como, para a postagem do trabalho final. Divulguem o endereço deste blog colaborativo até o dia 20/05/2007, nos comentários desta postagem. A manutenção, postagem e construção do blog é responsabilidade de todas, apenas a criação inicial compete às alunas designadas para isso.

As postagens de atividade deverão trazer o seu número correspondente. (proa 17/13, proa 17/14, ...)

2 - atividade proa17/14 - Durante a semana 4, no blog colaborativo: usando o blog como suporte, pesquisem sobre o aplicativo/ambiente/ferramenta designado para o seu grupo. Estudem seu funcionamento, formas de uso, aplicações. Postem os resultados de suas pesquisas no blog. Façam sínteses, discutam. Usem o espaço dos comentários e o blog para discussão, críticas, sugestões e para ir construindo o trabalho.

3 - atividade proa17/15 - Ao final da semana 4 (até 22/05) postem um relatório geral do grupo sobre as atividades da semana no blog colaborativo.

4 - atividade proa17/16 - Ao final da semana 4 (até 22/05) postem um relatório geral individual sobre as atividades da semana no seu blog.

5 - Cadastrem-se no ambiente/aplicativo/ferramenta, se for o caso, e testem suas possibilidades. Se houver página de usuário, divulguem-nas no blog colaborativo.

6 - Procurem verificar que teorias da educação podem dar suporte ao uso pedagógico do aplicativo/ambiente/ferramenta.

7- Elaborem um tutorial que ensine a usar o aplicativo/ambiente/ferramenta. (como, por exemplo: os tutoriais desta disciplina que ensinam como usar o bloglines)

8- Proponham formas de uso do aplicatio/ambiente/ferramenta, pesquisem (proponham) exemplos e projetos.

9 - atividade proa17/17 - Até o dia 24/05/2007 postem uma versão inicial do trabalho, trazendo tudo que já construíram até o momento.

(esta atividade em grupo continuará nas semanas 5 e 6)


.:: Atividades Individuais

  • semana 4: proa17/20;
  • semana 5: proa17/21

Nesta atividade, vamos seguir aperfeiçoando o uso do bloglines.

1 - Durante as semanas 4 e 5 cada cursista deverá acompanhar, usando o bloglines, os blogs das quatro (4) colegas seguintes ao seu nome na lista de Blogs da Turma, que está na barra lateral do blog da disciplina (as últimas acompanham as colegas do início da lista). Por exemplo: a aluna Rosecler deverá acompanhar e analisar os blogs das colegas Margarete, Eloisa, Alcione e Márcia; a aluna Margarete acomapanhará Eloisa, Alcione, Márcia e Eliane.

2 - atividade proa17/20 - Durante a semana 4: ler, analisar, comentar os blogs das quatro colegas que lhe seguem na lista Blogs da Turma, fazer contato com as autoras e, ao final da semana, apresentar um relatório preliminar, que deverá ser postado no seu blog individual. Deve observar: visual do blog, as alterações no modelo, ferramentas acrescentadas; as postagens, o texto, uso de imagens e outros recursos, correção das atividades postadas, etc. Nos seus comentários nos blogs, considere os pontos positivos (justifique), os itens que devem melhorar (justifique), sugestões, etc. No relatório preliminar: identifique os blogs e as autoras (link), poste a análise feita para cada blog considerando o que foi observado e comentado.

(esta atividade individual continuará na semanas 5)

23 comentários:

Grupo 5 Orkut disse...

Blog do grupo 5:
http://educaorkut.blogspot.com
Referente atividade 17/13.Abraço, Roselene.

Roseclér disse...

O endereço do blog do grupo 8 é: http://atividadesdasemana4.blogspot.com

Neuza disse...

Olá!!
O endereço do blog do grupo 2 é
http://atividadesdasemana4proa17.blogspot.com/ O assunto é flogs e ferramentas para blogs. Já mandei e-mail para todas as colegas do grupo e fiz o cadastro. Estou aguardando o OK das colegas.
Bom trabalho a todos.
Neuza

Neuza disse...

Oi Su. Gostaria de esclarecer uma dúvida sobre a atividade 17/14: pesquisar sobre o nosso aplicativo e postar no blog. É para postar teorias sobre o assunto ou ensinar, por exemplo, como inserir as ferramentas de blogs ou como criar um flog? Acho que me fiz entender.
Neuza

Teresinha Bernardete Motter disse...

O endereço do Blog sobre Mapas é:
http://mapasonline.blogspot.com/
Já estamos trabalhando.
bsj
Bernardete

Lis@ Beutler disse...

O blog do Grupo 4 está criado e as colegas já foram convidadas. Já recebi resposta da Ediana e da Alcione.
O endereço é: http://sobregoogledocs.blogspot.com

Neuza disse...

oi Su! Já te perguntei isso lá no nosso blog, mas vou postar aqui também. Como devemos fazer o tutorial?
Neuza

Suzana Gutierrez disse...

Oi Neuza
respondi ontem lá no blog do trabalho :)
A idéia é que cada grupo crie, também, um tutorial que ensine a usar as ferramentas (no caso de vcs selecionem algumas para fazer tutoriais). Um tutorial abrange, mais ou menos, como fazer a inscrição, como iniciar o uso, que possibilidades tem o apicativo e com acessá-las, dicas, ...
Mas o tutorial é apenas parte do trabalho: lembrem que o estudo abrange o usso pedagógico da ferramenta. É aí que a criatividade de vocês será bastante requisitada :)

Teresinha Bernardete Motter disse...

Minha querida professora Iris, muito obrigada pelo apoio que tens me dado. Sim, consigo agora "fazer" um vídeo. Pena que sai do NTE e não tenho agora uma câmera. Mas compreendi como usar.
Bjs
Bernardete

Neuza disse...

Oi Su! Eu entendi o que deve ser postado no tutorial, só gostaria de uma dica onde fazer. Por exemplo: no Wiki? Um blog novo só para essas dicas? No power point?
Neuza

Neuza disse...

Oi Su! Sabe aquele desafio que você lançou para o nosso grupo? De usar um blog como flog? Isso está tirando meu sono. O que descobri até agora foi isso:Quer colocar as últimas fotos seu fotolog no seu blog?
Com o Miniflog, você cria um código que lhe permite fazer isso.
Seria isso?????
Me dá pelo menos uma dica...
Neuza

Suzana Gutierrez disse...

Neuza, to rindo muito aqui :)))

Assim: num blog a gente pode postar só imagens neh? O que mais precisaria para ele parecer um flog? Que vantagens teria? (ou não)

(+ duas noites sem sono....)

Suzana Gutierrez disse...

Sobre o tutorial Vocês podem fazê-lo como quiserem e linká-lo no blog ou ser no blog mesmo.

Ex de tutoria diferente: o de rss/bloglines da Prof Iris.

abraço!

Neuza disse...

Oi Su! Fala sério...ninguém merece... com esta tua dica, vou ficar, realmente, mais 2 noites sem dormir... não consigo entender????? pois no flog colocamos só fotos...no blog vão imagens, textos e fotos também se quisermos...então...?????????????
Boa noite
Neuza

Iris disse...

Oi, Neuza

Que tal fazer o tutorial no próprio flog, flogdicas.myflog.com.br, no PowerPoint, depois enviá-lo para o SlideShare e incluir no blog, ou ainda no Blubbleshare? Voe... crie... fique sem dormir, porque vale a pena. :)
Abra@os, Iris

Helenita Leal disse...

Blog do grupo1:
http://proa17agrupo1youtube.blogspot.com
Referente ativ.17/13. Grande abraço, Helenita.

Lis@ Beutler disse...

Olá Íris e Suzana,
estou testando o Google Docs. Fiz meu cadastro, enviei convite às colegas do grupo, iniciei um documento e o publiquei, a partir do Google Docs mesmo, em nosso blog - http://sobregoogledocs.blogspot.com e na web - http://docs.google.com/Doc?id=dc9kh8kw_2gb322t
Dêem uma olhada lá. ö/
Bom final de semana... :}

Ledjane disse...

Grupo6: Flickr

Endereço do Blog:
http://conhecendoflicr.blogspot.com

Lene e os blogs disse...

Puxa!
Eu troquei e-mails, coloquei algumas coisinhas no blog... e fui excluída.
Agora vou participar das HQs.
Td bem...é mais um aprendizado.
Valeu, colegas do blog colaborativo mapasonline.blogspot.com
Abração e bom trabalho p/ vocês.

DEONILA disse...

SU! consegui fazer o upload de 4 imagens, levando para o flikr, após tentei levar para o meu blog, , clicando na imgem blog this, e enviei a mesma para meu blog testedeonilateste, só que não consigo, enviar para os outros. O que devo fazer?

Iris disse...

Olá, Deonila

Quando vais enviar uma imagem para um blog, observa se aparece esta mensagem:
Hey! We noticed you're posting using an old style Blogger blog. If you've upgraded to the new Blogger please take a moment to add your blog again.
Clica no link que está em: to add your blog again.
Feito isso, serás levada para uma página onde, dentro de uma caixa de texto aparecem todos os blogs que fazem parte do teu painel. Seleciona o blog para onde queres enviar a foto. Provavelmente, aparecerá uma página na qual terás que aceitar que o flickr "converse" com teu blog. Como já fiz isso, não lembro exatamente do que diz a mensagem, mas terás que clicar em um botão, aceitando. Depois disso, o acesso ao teu outro blog é liberado.
Abra@os, Iris

DEONILA disse...

Prof IRIs
Após ter feito o doolad da foto la no flick, tudo ok, mas após para mandar para meu blog, click em cima da imagem , não aprece o #Hey! We noticed you're posting using an old style Blogger blog. If you've upgraded to the new Blogger please take a moment to add your blog again posting....., ele aparece choose blog below( escooher um blog abaixo) que no caso já tenho o blog teste ´. mas não dá direiro para acrescentar outro. Como faço.....

Iris disse...

Olá, Deonila

Já deixei uma mensagem no teu blog, com outra possibilidade.
Vê se aquela funciona.
Abra@os, Iris

Colaboradores

Creative Commons License Exemplo de referência para usar conteúdo deste blog:

COSTA, Iris ; GUTIERREZ, Suzana ; SILVA, Mara. Oficina de Blogs na Educação do Curso de Especialização em Informática na Educação - turma A . Porto Alegre: UFRGS, 2007. Disponível em http://proa17ufrgs.blogspot.com. Acesso em 17 mai 2007.