abril 28, 2007

Atividades da Semana 2

Período de 30/04/2007 à 07/05/2007.

Imaginem que vocês começaram a trabalhar com blogs e/ou wikis com seus alunos. O problema é que são pessoas muito atarefadas e não tem muito tempo, mas precisam ler as novas postagens feitas pelos alunos para comentar.

Como fazer para acompanhar o trabalho dos alunos sem ter que entrar em cada um dos endereços para verificar se os alunos realmente atualizaram o blog ou postaram coisas novas no wiki?

Para facilitar a vida de todos nós existe a tecnologia RSS.

É cada vez mais comum encontrar sites que possuem pequenas figuras (geralmente na cor laranja) com os dizeres "RSS", "XML" ou "Atom", como mostram as imagens abaixo. Note que a última figura embaixo e à direita não tem nada escrito, mas tem a mesma finalidade das demais: indicar que, naquele site, é possível utilizar feeds RSS.


Graças a esse recurso, é possível aos sites divulgarem, automaticamente, novos conteúdos de uma maneira cômoda aos usuários.

Vamos tentar entender o que o RSS faz e como funciona?

A sigla RSS tem mais de um significado. Alguns a chamam de:

* RDF Site Summary, outros a denominam
* Really Simple Syndication ou ainda os que a definem como
* Rich Site Summary.

RSS é um recurso desenvolvido em XML que permite aos responsáveis por sites, wikis e blogs divulgarem novas notícias ou novidades publicadas . Para isso, o link e o resumo daquela notícia (ou a notícia na íntegra) é armazenado em um arquivo de extensão .xml, .rss ou .rdf . Esse arquivo é conhecido como feed .

Vamos aprender mais um pouco seguindo as tarefas abaixo:

E, para conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do seu blog, navegue pela:

Referências:


O material destas atividades foi adaptado de:

Tecnologia RSS - Profª Iris
Bloglines - Proª Iris
Como criar um blog - Profª Suzana
Tópicos sobre agregação e distribuição de conteúdo - Profª Suzana

5 comentários:

Elô disse...

Olá Boa Noite!! Professoras e colegas!!

Estou fazendo uma contatação.

Eu estou precisando amarrar o fio de Ariadne na porta de entrada deste Blog.Devo desenrolar o novelo na medida em que vou realizando as tarefas.
São tantos caminhos por onde passo cada vez que venho aqui.
Vou ter que me cuidar. Estou sentindo presença do Minotauro. Rsrsrs Eloisa

Lucia disse...

Olá Professoras,
Estou realizando as atividades desta 2ª semana e confessor que estou me sentindo um pouco confusa, pois não sei se estou conseguindo realizar com sucesso todas as atividades. Às vezes parece que são iguais, fcio meio que perdida.

Lúcia

Suzana Gutierrez disse...

Olá Lucia

Algumas das atividades da semana 2 possibilitam algumas alternativas de construção. Observe se não é isso que está te confundindo. Por exemplo, na atividade proa17/6, na parte Conteúdo são explicadas algumas formas de agregar um ou mais blogs ao bloglines. Na parte Atividade, pede-se que "Usando o método que preferir" se agregue os blogs dos colegas. A atividade é uma só, a forma de fazer é que pode ser escolhida entre as apresentadas.
Prcure ler bem o que pede a atividade. Todas estão numeradas sequencialmente a partir de proa17/1 (1ª semana), proa17/2, ...
abraço!

Elaine Flores disse...

Professoras, estou um pouco atrasada por ter entrado na turma depois e pelo excesso de atividades em minha vida. Mas estou tentando colocar tudo em dia. Estou adorando a oficina!

Lene e os blogs disse...

Olá, boa noite, colegas e professoras!
Estou deveras atrasada com as atividades, mas não quer dizer que abandonei os blogs, pelo contrário, preparei uma oficina no NTE e passei o que aprendi. Foi muito legal. Farei uma oficina de Wiki com a mesma turma de professores, tamanho o encantamento de criar páginas destes.
Vou procurar tirar o atrasado. Abraços...bom trabalho a todos.

Colaboradores

Creative Commons License Exemplo de referência para usar conteúdo deste blog:

COSTA, Iris ; GUTIERREZ, Suzana ; SILVA, Mara. Oficina de Blogs na Educação do Curso de Especialização em Informática na Educação - turma A . Porto Alegre: UFRGS, 2007. Disponível em http://proa17ufrgs.blogspot.com. Acesso em 17 mai 2007.